Viver em um prédio é estar sujeito a muitas coisas, inclusive à alguns problemas. Quando dividimos o mesmo edifício com outras pessoas muitas coisas podem acontecer, inclusive problemas técnicos que comprometem o nosso apartamento. Mas quando o problema é nosso e quando não é? Quando precisamos recorrer ao sindico e quando precisamos resolver por nós mesmo?
Antes de revindicar qualquer coisa olhe o contrato. De repente a resposta está nas folhas do contrato. E é preciso ter maturidade pra que se o contrato não for a seu favor resolver o problema sem arranjar confusão. Mas se estiver no contrato que seu problema deve ser resolvido pelo sindico não pense duas vezes antes de falar com ele.
Mas e quando o problema não for no meu apartamento mas estou sendo prejudicado? Bom, nesses casos é necessário primeiro buscar a fonte do problema, pode ser que seja nos apartamentos vizinhos, dos lados, em cima ou em baixo. Depois de encontrar o problema, podemos começar a resolver.
Qual é a origem? Um apartamento? Então procure o proprietário e explique a situação. Se ele não resolver, ou mesmo depois de resolvido continuar apresentando problemas procure o sindico e explique a situação, assim os três podem chegar a uma solução.
Se o problema estiver na estrutura do prédio é claro que é dever do sindico encontrar uma solução. Não há discussão em relação a isso. Procure o responsável, mostre o problema a ele e em conjunto com ele busque uma solução justa para todos. Você não deve arcar com despesa nenhuma com a solução do problema, a menos que o contrato tenha um clausula que diga isso.
Viver em um prédio exige de nós um pouco de paciência, mas com calma e tranquilidade, procurando fazer tudo seguindo os direitos de cada um e procurando as pessoas certas os problemas se tornam mais fáceis de se resolver. Não se estresse quando você pode fazer as coisas com calma e tranquilidade.