Descartar o óleo de cozinha de maneira irresponsável pode trazer danos irreversíveis para o meio ambiente
O óleo de cozinha serve para fritar alimentos em grande quantidade, o problema é que nem sempre o óleo usado e descartado de forma correta, principalmente em bares, restaurantes e hotéis, seus destinos, na maioria das vezes, acabam sendo a pia ou até mesmo o vaso sanitário, outros preferem separar e depois descartar como lixo orgânico, porém essas ações acabam contribuindo ainda mais para a poluição de rios, do solo e até mesmo da atmosfera.
Quando o óleo usado e despejado de forma indevida nas tubulações, ele fica retido na rede de esgoto pública, atraindo pragas que podem espalhar doenças, como a leptospirose, cólera, salmonelose, hepatites, entre outras. Além disso, quando o óleo chega a níveis muito exagerados nas tubulações pode dificultar a passagem de águas pluviais da rede de esgoto e atrapalhar a estação de tratamento.
Esse esgoto é tratado as Estações de Tratamento (ETE) onde os resíduos tóxicos são separados da água para que possa ser devolvido a lagos e rios, porém somente 68% de todo esgoto é tratado, o que significa que não só o óleo, mas outros resíduos chegam aos rios e lagos.
O óleo é menos denso que a água, logo fica na superfície impedindo que a luz solar e o oxigênio entrem. Isso faz com que milhares de fitoplânctons morram por falta de oxigênio, o que pode acarretar um problema ainda maior, o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar, servindo de alimento para animais maiores, que também podem morrer com a falta desse microrganismo, além disso, acredita-se que o fitoplâncton seja responsável por 98% do oxigênio da atmosfera do planeta.
Apenas um litro de óleo usado pode poluir 1 milhão de litros de água, é uma quantidade aproximada que uma pessoa consome em 14 anos! O uso do óleo de cozinha não é proibido, mas precisa ser encarado como perigoso, para o meio ambiente de uma forma geral, procurar descartar o óleo da forma correta é ter um atitude sustentável. Há postos e ONGs que realizam a coleta do óleo usada, realizando o descarte de forma ecológica. Para que o meio ambiente não sofra as consequências, procure separar o seu óleo e fazer a sua parte como cidadão do mundo.