Resolva o problema com facilidade e sem stress
Os vazamentos são mais comuns do que você imagina. Tudo começa com uma mancha pequena e escura na parede e que se não for resolvido pode trazer muitos gastos, dor de cabeça e muito stress. Mas se você procurar resolver tudo com calma e seguir essas dicas vai conseguir solucionar o problema com mais facilidade.
As infiltrações podem ter muitos motivos, imprudência, algum cano defeituoso ou simplesmente falta de sorte. Esses vazamentos podem acabar te prejudicando e a seus vizinhos e até mesmo todo o prédio se o vazamento não for controlado a tempo.
Razões para o vazamento
De acordo com os engenheiros e arquitetos os motivos são basicamente dois: canos danificados ou mão de obra desqualificada. Os canos mais antigos, como os de ferro fundido ou galvanizados são os que mais causam vazamentos, já que são antigos e com o tempo o material acaba se desgastando.
O material que é o mais aconselhado pelo profissionais especialistas na área são os de cobre que além de terem maior resistência não sofrem alteração quanto a sua estrutura se a água for fria ou quente.
Para evitar o vazamento e as infiltrações é necessário ficar atento a qualquer tipo de mudança que possa denunciar esse tipo de problema nos tetos e nas paredes e assim procurar uma solução o mais rápido possível quando identificar o princípio do problema.
Tipos de vazamentos
Há dois tipos de vazamentos que são os mais comuns em apartamentos. Os mais simples de se identificar são os que surgem nas caixas de alimentação, na parte interna da casa, pois são visíveis, como em forros, gesso, papel de parede.
Enquanto os mais difíceis acontecem na coluna de sustentação, geralmente no cano que abastece cada subestação do prédio. Como não é algo aparente fica mais difícil de se identificar o problema. Para se ter certeza de que há ou não um problema é necessário uma manutenção preventiva.
Para se identificar o problema há duas maneiras. A primeira é mais rápida, precisa e segura, com a ajuda de aparelhos os técnicos realizam testes em pontos específicos do prédio com base na planta do edifício. O segundo é quebrando tudo, até achar o vazamento.
De quem é a conta?
Quando o assunto é manutenção de vazamentos em apartamentos muitas das vezes surge o questionamento: de quem é a conta? Do morador ou do síndico? Dependendo do local do problema a dívida pode ser do vizinho, do condomínio ou sua.
Quando o problema é nos ramais de água e de esgoto a conta fica por conta do condomínio, e geralmente nesses casos, os problemas são causados no apartamento de baixo, logo o morador do andar de cima é quem arca com os prejuízos do morador de baixo. Quando os defeitos estão nas colunas, o edifício é quem deve assumir o prejuízo.
Por isso fique atento, à qualquer sinal de vazamento procure resolver o mais rápido possível para evitar maiores prejuízos.