Quem nunca lidou com um ralo entupido? É chato, mas algo que todo encanamento tem em comum é a capacidade de entupir, e ralos entupidos são uma das principais causas de alagamento em apartamentos! Para acabar com esse problema, reunimos dicas para você aprender como desentupir ralo do banheiro de maneira rápida e muito fácil.
Por que o Ralo do Banheiro Entope?
Antes de mais nada, é útil você saber o que causa o entupimento do ralo do banheiro. Quando você toma banho, os fios de cabelo que caem durante a lavagem, assim como pedaços de sabonete, caem no ralo.
Esses dejetos obstruem a passagem da água e podem até causar entupimentos mais graves caso passem do ralo até o encanamento.
Não se engane pensando que só cabelo de mulheres entope o ralo! Qualquer pessoa que tome banho pode soltar cabelo. Da mesma forma, se você dá banho nos seus animais de estimação no banheiro, os pelos dos animais também e podem entupir o ralo.
O acúmulo desses dejetos pode causar incômodos no dia-a-dia, por exemplo, quando você tenta tomar banho e a água do chuveiro não desce pelo ralo e molha o banheiro inteiro. Em casos mais avançados, o banheiro fica com um fedor insuportável de esgoto, pois os dejetos apodrecem no ralo.
Você pode aprender como desentupir ralo do chuveiro de forma muito fácil e rápida usando apenas objetos que você já tem em casa! Se o motivo do entupimento for mesmo o acúmulo de dejetos no ralo, então não tem erro: é só abrir o ralo e retirar esses dejetos. Vamos ensinar como.
Como Desentupir Ralo do Banheiro de Maneira Simples e Eficaz
Desentupir ralo nunca é uma tarefa agradável, mas sim um mal que vem para o bem. Por isso, montamos um guia que ataca diretamente a raiz do problema.
Se o seu entupimento for superficial, você conseguirá desentupir em apenas 3 passos! Prepare uma luva para proteger suas mãos e vamos lá.
1º Passo – Abra o ralo
Antes de mais nada, você deve abrir o ralo. Algumas tampas são presas com parafusos, por isso, talvez você precise de uma chave de fenda.
2º Passo – Retire os dejetos
Em seguida, você deve verificar se há dejetos na parte interior do ralo. Com o auxílio de uma pinça e/ou um sacola plástica, retire qualquer material sólido, seja cabelo ou restos de sabonete, que possa obstruir a passagem da água.
3º Passo – Deixe a água descer
Agora, você deve verificar se a retirada dos dejetos foi suficiente para desentupir o ralo. Espere a água descer totalmente pelos canos, mesmo que leve um tempo.
Se a água descer rapidamente e sem problemas, você pode parar por aqui. Se não descer, então o problema é mais embaixo e você deve seguir os passos abaixo.
4º Passo – Use um desentupidor
Os desentupidores têm esse nome por um motivo! São equipamentos acessíveis, fáceis de usar e muito eficazes. Experimente usar um desentupidor e veja se a passagem da água foi normalizada.
5º Passo – Despeje um balde d’água
Outra técnica clássica é despejar uma grande quantidade de água, como fazemos com privadas entupidas. É importante ter muita paciência nesta etapa, pois os dejetos e a água podem subir novamente.
6º Passo – Despeje vinagre com bicarbonato
Se nenhuma das técnicas acima deu certo, existem algumas “receitas” caseiras que ótimas para quem quer aprender como desentupir cano. Entre elas, a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio.
O processo é bem simples. Despeje de 1 a 4 colheres de bicarbonato de sódio no ralo. Em seguida, despeje vinagre branco. Deixe agir. Em pouco tempo, a mistura deve começar a espumar e liberar um cheiro desagradável. Após 30 minutos, despeje água fervente.
Para finalizar, pode ser uma boa ideia usar o desentupidor novamente!
Caso nenhum desses passos tenha resolvido o seu problema, pode ser o caso de chamar uma desentupidora.
A Desentupidora Bonanza realiza serviços de desentupimento 24 horas em todo o Rio de Janeiro. Contamos com profissionais especializados capazes de desentupir ralos e reestabelecer o funcionamento normal dos seus canos sem prejudicar o encanamento.
Entre em contato e faça um orçamento!