As caixas de gordura e inspeção tem responsabilidades parecidas, as duas armazenam líquidos e ficam próximas uma da outra. Elas possuem tampas que podem ser abertas para manutenção, limpeza e para desentupimento dos canos. Esse sistema é eficiente porque descarta a necessidade de se quebrar a calçada para ter acesso a elas. A caixa de gordura mantém a gordura e o esgoto da cozinha. A caixa de inspeção da área de serviço e do banheiro. Entenda melhor a diferença entre elas:
Caixa de Gordura – A caixa de gordura é um pequeno recipiente que detém a gordura que é lançada na cozinha ou que vem da maquina de lavar louças. É importante que a caixa de gordura seja instalada. A gordura, quando esfria, se torna um bloco sólido e impede a passagem do esgoto. Com a caixa de gordura esse risco não existe.
Como funciona? – Dentro da caixa existe um pouco de água que serve como um filtro. O liquido sujo vem pelo tubo, cai na água que já está na caixa e sai pelo outro tubo sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.
Como limpar a caixa de gordura – O indicado é que se faça um limpeza a cada seis messes. Retire os dejetos e descarte. Não jogue no vaso sanitário, isso pode entupir a tubulação. Existem empresas especializadas em realizar esse trabalho. Uma outra opção e adquirir produtos de limpeza. Esses produtos contém bactérias vivas que se alimentam da gordura, porém esse processo muitas das vezes não é suficiente. A limpeza manual também é uma opção, basta abrir a caixa e retirar os dejetos.
Caixa de inspeção – Também é um pequeno tanque com tampa que recebe os líquidos que não tem gordura, como os que vem da área de serviço e do banheiro. Serve para inspecionar as tubulações em busca de possíveis entupimentos antes de ser despejado na rede pública. É a partir dela que vai ser feita qualquer tipo de manutenção.
Como funciona? – O trabalho da caixa de inspeção e liberar os líquidos pela tubulação antes que a gordura seja despesada na rua. Conforme a caixa enche a água é liberada pelos tubos.
Como limpar a caixa de inspeção – A limpeza deve ser feita a cada seis messes e é preciso observar se há alguma coisa que possa impedir a boa circulação da água, como folhas, galhos e pedaços de tecido. Se existir, retire esses elementos e tampe novamente. Há empresas especializadas em realizar esse serviço.