A lacaria é um inseto que está presente nas cidades, esse animalzinho entra pelos canos e invade nossas casas pela pia e ralos em busca de alimento. Esses insetos, se ameaçados podem ser muito agressivos e seu veneno pode ser prejudicial ao homem. Para que você saiba um pouco mais sobre esse inseto leia essas cinco curiosidades e tome cuidado.
- Existem mais de 3000 espécies de lacraias;
- Podem atingir até 50cm de comprimento;
- Podem viver durante 6 anos e preferem viver em locais úmidos, debaixo de folhas e troncos podres;
- Uma fêmea pode depositar de 15 a 50 ovos de uma só vez.
- O corpo das lacraias é dividido em duas partes, cabeça e tronco. Na cabeça possuem um par de antenas e de olhos e um pequeno maxilípedes. Seu corpo é dividido em segmento com um par de pernas cada. São insetos extremamente velozes.
O veneno da lacraia na circulação sanguínea pode causar dor forte e inchaço no local da picada. Se o inseto for muito grande os sintomas incluem dor de cabeça, febre, tremedeira, suores, calafrios e uma pequena ferida no local da picada.
Para evitar as lacraias limpe os ralos semanalmente e mantenha-os fechados se não estiverem sendo usados. Limpe e mantenha fechado as caixas de esgoto e gordura. Limpar os jardins, aparar a grama, afastar as plantas ornamentais da casa também pode ajudar. Além disso pode as plantas para que os galhos não toquem o chão. Evite guardar objetos que não serão usados em porões ou garagens, isso pode ser usado como abrigo pelas lacraias. Tape pequenas frestas na calçada e no muro onde a umidade pode se acumular e servir de abrigo. Se for picado, não beba álcool e mantenha o local da ferida o mais limpo possível, procure um médico. Seguindo essas dicas e sabendo desses fatos estará mais preparado caso encontre com uma lacraia.